terça-feira, 26 de maio de 2009

Final da Liga dos Campeões

Barcelona e Manchester United, que encantaram a torcida com belo futebol ao longo da temporada, definem amanhã quem é o melhor da Europa na decisão da Liga dos Campeões, no Estádio Olímpico de Roma, às 15h45 de Brasília.
O duelo coloca frente a frente o futebol bonito do Barcelona contra a eficiência de resultados do Manchester, que tenta o bicampeonato da Liga.
Além disso, trata-se da 13ª final europeia entre clubes de Inglaterra e Espanha. A vantagem é dos espanhóis, com sete triunfos.
Os dois finalistas da atual edição da Liga dos Campeões fizeram campanhas semelhantes no torneio e se classificaram sem problemas na fase de grupos.
Os Ingleses comandados pelo escocês Alex Ferguson terminaram na liderança do grupo E, sem problemas. Na sequência, eliminou com autoridade Inter de Milão, Porto e Arsenal.
Já o time espanhol, treinado por Guardiola precisou disputar a fase prévia em meio à polêmica sobre a liberação de Messi para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Apesar do início de temporada tumultuado, o Barça superou o Wisla Cracóvia, e avançou à fase de grupos. Os catalães venceram o grupo C tranquilamente. Já classificada, a equipe perdeu na última rodada para o Shakhtar Donetsk, que acabou conquistando a Copa da Uefa em 2009.
No mata-mata, o Barcelona não teve dificuldades para bater Lyon e Bayern de Munique. Difícil mesmo foi a semifinal contra o Chelsea. A vaga na decisão só veio com um gol de Andrés Iniesta nos acréscimos, em Stamford Bridge.
A segunda final europeia feita por Manchester e Barça vai marcar um tira-teima entre aqueles que são apontados como os dois melhores jogadores do mundo: o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.
No United, invicto há 25 jogos na Liga, Ferguson aposta na solidez de sua dupla de zaga, formada por Rio Ferdinand e o sérvio Vidic. O inglês, entretanto, vem enfrentando problemas físicos e é dúvida.
O meio tem o desfalque de Fletcher, suspenso, mas ainda é forte. Carrick e o brasileiro Anderson vão atuar mais recuados, enquanto o experiente Ryan Giggs e o coreano Park ficarão mais próximos ao ataque.
Cristiano Ronaldo e Rooney deverão ser os responsáveis pelos gols, e tentarão superar a desfalcada zaga catalã.
Guardiola, por sua vez, ainda não definiu quem escalará na defesa. O técnico não poderá contar com o zagueiro mexicano Rafael Marquez, lesionado, nem com os laterais Daniel Alves e Eric Abidal, suspensos.
Com isso, Carles Puyol jogará de lateral-direito, enquanto o miolo de zaga terá o marfinense Yayá Touré ao lado de Gérard Piqué. O brasileiro Sylvinho deve começar jogando na esquerda, já que Keita rejeitou ser improvisado na defesa.
O treinador do Barça ainda espera contar com dois jogadores fundamentais na temporada: Iniesta e o atacante francês Thierry Henry, que se recuperam de lesão.

Prováveis escalações:.
Barcelona: Valdés; Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o e Henry.
Técnico: Josep Guardiola.

Manchester United: Van der Sar; O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson, Giggs (Scholes), Park e Cristiano Ronaldo; Rooney.
Técnico: Alex Ferguson.

Árbitro: Massimo Busacca (SUI), auxiliado por seus compatriotas Matthias Arnet e Francesco Buragina. EFE

Nenhum comentário: