Em 26 de agosto de 1914 surge o Alviverde Imponente.
Luís Cervo, Ezequiel Simone, Luís Emanuelle Marzo e Vicente Ragonetti arregaçaram as mangas no intuito de fundar o clube com o qual tanto já sonhavam. Não haveria mesmo momento mais propício, já que toda a comunidade italiana se encantara com a presença das duas equipes patrícias.No dia 19 de agosto,o jornal que circulava em São Paulo,"Fanfulla", órgão oficial e porta-voz voltado aos italianos,trazia a seguinte notícia"Todos os quais desejarem participar da criação de um clube italiano de calcio (futebol) devem comparecer às 20h00 no número 2 da Rua Marechal Deodoro para a reunião de fundação do Palestra Itália".Os descontentes e decepcionados se foram, e uma nova reunião foi marcada para a semana seguinte, dia 26 de agosto de 1914. Nela, enfim, seria fundado o Palestra Itália.
Muita alegria, gargalhadas e confraternização, um bom vinho para brindar mais um "oriundi" que nascia. Mas, e o dinheiro? Em meio à paixão característica do italiano, este detalhe fora relegado ao segundo plano. O mais importante era fundar um clube. Só que, feito isso, o que era secundário passou ser primordial. E se percebeu, então, que havia pouco, ou quase não havia. Foram tempos difíceis.
Domingo, 24 de janeiro de 1915. Aquela tarde entrou definitivamente para a história não só do Palestra/Palmeiras, mas também de todo o futebol. Foi exatamente às 15h00 que o primeiro time do Palestra entrou em campo. Os 11 heróis que vestiram a camisa azul com a faixa branca, levando sobre o coração o distintivo contendo a cruz da Casa Real de Savóia, foram Stilittano; Bonato e Fúlvio; Police, Bianco e Vale; Cavinatto, Fiaschi, Alegretti, Amílcar e Ferré.
Em campo, nada de muito amigável, apesar de se tratarem de duas equipes italianas. Jogo duro, disputado, mas que quiseram os deuses do futebol acabasse sendo vencido pelos italianos do Palestra e não pelos italianos do Savóia. O placar de 2 a 0, construído com os gols de Bianco e Alegretti, deu um novo sopro de vida ao Palestra, pouco antes fadado ao esquecimento.
Um ato de Getúlio Vargas acabou fazendo o clube, literalmente, entrar na guerra. Por meio de um decreto-lei, assinado em junho de 1942, o presidente obrigava todas as instituições esportivas que tivessem nomes estrangeiros a mudar suas denominações. Por quê? Ninguém sabia explicar quais as vantagens que isso daria ao Brasil, mas lei é lei e, pelo menos naquela época, teve de ser cumprida.
Desta forma, o Germânia passou a ser Pinheiros; o Espanha, de Santos, Jabaquara; e o São Paulo Railway, Nacional. Até a Portuguesa de Esportes, que não precisava mudar nada, passou a se chamar Portuguesa de Desportos, se bem que ninguém viu muita diferença em tal alteração. Havia, naquela época, outros dois Palestras Itália no Brasil: um em Belo Horizonte e outro em Curitiba. Estes, claro, também tiveram de mudar seus nomes, passando a se chamar Cruzeiro o de Minas Gerais e Coritiba o do Paraná.
Mas a mudança mais traumática foi mesmo a do Palestra Itália de São Paulo, pois que então, sem dúvida, já se tornara um dos grandes do futebol brasileiro. Houve profunda relutância por parte de diretores, conselheiros e torcedores em aceitar tal imposição governamental. E mais tarde nasceria o Palmeiras.
As conquistas:
Como Palestra Itália surge o primeiro título:Campeão Paulista de 1920.E em 1927 vem o Bicampeonato.O campeonato de 1932 foi conquistado de forma invicta.1933 marca também a inauguração do Estádio Palestra Itália, então o maior de São Paulo, e um dos únicos do País em concreto armado. No ano seguinte, 1934 o clube chega ao tri-campeonato paulista.Em 1940 o Palestra tem a honra de inaugurar o estádio do Pacaembu, goleando o Coritiba por 6 a 2 na partida de estréia e vencendo o Corinthians por 2 a 1 no domingo seguinte, tornando-se Campeão da Taça Cidade de São Paulo, primeiro Campeão do Estádio do Pacembú. 1941 marca a estréia do maior ídolo do clube na década de 40, o goleiro Oberdan Cattani, junto com Waldemar Fiúme; Oberdan domina o gol palestrino por quinze anos.
Como Palmeiras,vieram craques,ídolos,títulos internacionais e um mundial não reconhecido pela Fifa.
Palmeiras de Ademir da Guia,de Djalma Santos,de Rivaldo,de Marcos,de Valdívia,de Diego Souza.Palmeiras do Palestra,da libertadores de 1999,Palmeiras Tretra do Brasileiro,Palmeiras 22 veze campeão Paulista,Palmeiras campeão do século,Palmeiras que é seleção brasileira.Palmeiras da Mancha Verde,da TUP,da Savóia,da Pork's e de todos os torcedores.A um Palmeiras de tantas glórias,de tantas vitórias,parabéns pelos seus 95 anos!
Algumas curiosidades:
►O Palmeiras é um dos dois únicos times brasileiros a ceder jogadores à Seleção Brasileira em todas as cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil. O outro clube é o São Paulo.
►O Palmeiras é o time que foi mais vezes campeão no Estádio do Pacaembu.Além de realizar a partida de inauguração do estádio, contra o Coritiba, em 1940, foi também a primeira equipe a levantar uma taça de campeão no local.
►O Palmeiras é um dos times brasileiros com maior participação em Libertadores (junto com o São Paulo FC), com total de 14, incluindo a disputa 2009, tendo chegado a quatro finais. Também é a equipe do Brasil que possui mais gols marcados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Muito emocionante a materia amor .
Parabens pelo blog e as materias ...
Parabens pro Verdadeiro Palestra Italia o 1° no Brasil...
Parabens Palmeiras pelos 95 anos de glorias !!
=)
TEe amoo
Renatinha, tem andado sumida...será q é por causa do Galo Mineiro? rs
Bjos
Obrigado por lembrar do nosso Palmeiras.Muito boa a materia !
ta de Parabens !!
Postar um comentário