segunda-feira, 21 de junho de 2010

Machismo

Pelo segundo domingo consecutivo, A Globo, no Fantástico fez mais uma matéria insinuando (ou afirmando?) que mulher assiste futebol por causa dos homens. Para ver os belos e seus corpos esculpidos pelo treino pesado.
Isso me deixa indignada, pela segunda vez, assim como no domingo passado que até postei no meu twitter.
Por que mulher não pode assistir, acompanhar ou jogar futebol, simplesmente por que gosta? Por que não pode ir ao campo apenas para torcer? De onde eles tiraram que não conseguimos entender o que é escanteio?
Gosto de futebol e não é por causa das pernas dos jogadores, senão não assistiria futebol feminino. Gosto do jogo, dribles, pedaladas, cruzamentos, tomadas de bolas, isso sim é hipnotizante.
Claro que não fecho os olhos quando vejo o Cristiano Ronaldo ou o Gilberto Silva (amo!), sei admirar o que é bonito, mas admiro também o Drogba, Ronaldinho Gaúcho, e não deixo de assistir aos jogos do Brasil (ô seleção de homens feios, rs!).
Será que a Marta, a Cristiane começaram a jogar bola por causa de algum gatinho? Duvido! E elas batem um bolão!Mais que muitos marmanjos por aí.
Detesto esses rótulos que generalizam!
O pior é que as matérias exibidas foram exemplificadas por mulheres que afirmaram que só gostam de ver os corpos másculos correndo, ou trocando as camisas no fim dos jogos. Ou que preferem estar em shoppings sendo fúteis a estar assistindo uma partida de futebol.
Nada contra quem não curte!
Mas existem mulheres que curtem, entendem e até escrevem sobre futebol. E essas não foram retratadas nessas matérias machistas, assinadas por mulheres.

Nenhum comentário: