segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Todo Poderoso Coxa






Dizem por aí que os números não mentem. Pois, baseando-se apenas neles, não é absurdo afirmar que o Coritiba é o melhor time brasileiro neste início de temporada do futebol brasileiro. Lógico que não se deve, de forma alguma, desconsiderar o futebol bonito de Cruzeiro - que sabe aliar beleza à eficiência - e Santos, mesmo com os tropeços recentes da nova geração dos 'Meninos da Vila'; a força de Internacional e Grêmio na Libertadores. Mas, levando-se em conta apenas os números, é a campanha do Coritiba em 2011 que salta aos olhos de quem acompanha o futebol nacional.



Considerando-se apenas as equipes que disputam a primeira divisão dos campeonatos estaduais e, paralelamente, Libertadores ou Copa do Brasil, o Coxa é o que tem melhor retrospecto neste começo de ano.
É de se elogiar também o trabalho da diretoria que com pouco dinheiro (fruto direto do rebaixamento de 2009) conseguiu montar um time extremamente competente e que devolveu à torcida o direito de se emocionar e rever o clube figurando entre os grandes do país. Vale reparar que o Coxa, diferentemente do que querem fazer muitos clubes por aí, não precisa de um técnico recebendo um salário milionário. Apostou no desconhecido Marcelo Oliveira, que vem fazendo um ótimo trabalho. Soube conciliar a juventude e a experiência no time, juntando figuras conhecidas do futebol brasileiro como Tcheco e Triguinho com jovens jogadores que também têm muita qualidade.
Contrataram pouco para esta temporada: o meio-campo Davi, ex-Avaí, muito bom jogador, e o lateral Eltinho. A aposta acertada é em jogadores que desde o ano passado vêm mostrando muito talento e se tornaram peças fundamentais para a equipe. O goleiro Edson Bastos, o zagueiro Jeci e, principalmente, o meia Rafinha, um dos motores da equipe, além dos atacantes Marcos Aurélio e Leonardo, que vêm metendo muito gol. Muitos desses daí tiveram passagens ruins por grandes times do futebol brasileiro mas no Coritiba encontraram o caminho para brilhar.



O Coritiba foi o campeão invicto de 2011, repetindo o feito de 1935 e 2003. Esse foi o 35º título do Coxa, em 96 anos de competições regionais, o mais vitorioso time do futebol paranaense. Foi uma campanha inquestionável, que marcou época na história do futebol, alcançando recordes e mais recordes, tanto regionais como nacionais. Na temporada 2011, o time manteve a sua invencibilidade ao vencer por 2×0 o Cianorte, gols de Anderson Aquino e Pereira. Com mais uma vitória, são 26 em 28 jogos (e dois empates). O time Coxa-Branca fez 75 gols e sofreu 19 gols sofridos.
E vem aí as quartas-de-final da Copa do Brasil e a Série A.Quem vai parar a Máquina Alviverde?

Nenhum comentário: