terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Preconceito!Até quando?

O futebol chegou ao Brasil em 1894, e já veio cercado de preconceitos, só os homens da elite podiam jogar, negros,nem pensar, mulheres serviam para enfeitar o evento.
A primeira partida feminina no Brasil é datada de 1913, porém sempre visto de forma preconceituosa por toda sociedade.
Até hoje a sociedade por mais que tenha evoluído carrega dos primórdios a tendência machista de achar que as mulheres não são capazes de fazer as mesmas coisas que os homens, e isso se evidencia no futebol.
Hoje existem times femininos, árbitras, bandeirinhas, repórteres, bloguistas, torcidas femininas e uma série de mulheres que gostam e entendem desse esporte.
Bom, e  porque estou falando isso tudo? Porque recentemente a equipe feminina do CAM foi desfeita, acabaram com o futebol feminino do Galo.
Pra quem não sabe era uma equipe super bem estruturada que vinha massacrando por onde passava. Em Minas, especificamente em BH, temos outras equipes femininas disputando campeonatos,mas a que sempre se destacava era a equipe do CAM.
Vendo o término dessa equipe vejo as coisas andando pra trás voltando no tempo, assim como quando vejo uma mulher que vai torcer pelo seu time ser desrespeitada e obrigada a ouvir palavras de baixo calão vindo de homens que deviam ter ficado presos na Idade da Pedra.
Triste isso, principalmente no chamado país do futebol, país da grande craque Marta...Precisamos de mais investimentos, de mais apoio, de mais olhares para o futebol feminino.
O futebol não deixa de ser o futebol quando é praticado por  mulheres!

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2012/12/18/noticia_atletico_mg,237448/video-atletico-ganha-do-nacional-e-e-campeao-mineiro-no-futebol-feminino.shtml

Nenhum comentário: